12 de fevereiro de 2013

João Ricardo Pedro, O Teu Rosto Será o Último


Na minha opinião a circunstância de os factos não serem contados por ordem cronológica, as personagem "apresentadas" aos poucos, constantemente intercaladas umas nas outras faz com que a história seja um pouco confusa. Obviamente que parte da mestria do livro reside aí, na forma como o autor permite que o leitor vá desenrolando o novelo da história, não obstante ficarem algumas coisas por contar, nomeadamente o crime cometido por uma das personagens.
Julgo que o autor se apoiou bastante nos pormenores, frequentemente somos embalados por eles, nomeadamente no capítulo (A mãe e o fim da União Soviética) em que no final uma personagem revela à família que tem um cancro e que vai ser internada no dia seguinte. Esse capítulo consiste um relato dos pequenos actos daquela personagem naquele dia, designadamente da descrição do que comprou no supermercado, quantas gramas de feijão encarnado, de fiambre, de queijo flamengo, de café... E é o próprio autor que nas palavras de uma personagem diz que "os pormenores são uma espécie de vírus. De bactéria. Altamente contagiosos".
Considerei que toda a história estava dominada pelas infelicidades da vida, parece que todas as personagens vivem dominadas pela empatia, resultado de acontecimentos maus que lhes aconteceram. Os avós maternos de Duarte que morreram de forma trágica, o pai que se suicida com a arma do avó, Duarte que vê o seu dom para o piano como algo que o vai consumir e dominar, Duarte que disfarça uma mancha de esperma no sofá com sangue!
Julgo que uma das maiores virtudes do livro é nos deixar a todos ansiosos a olhar para os quadros de Brueghel em busca da "mulher que caminhava sobre duas muletas e cuja perna direita terminava numa ligadura, um pouco abaixo do joelho." (pág. 157) que ao que consta pertence ao quadro "Luta entre o carnaval e a quaresma".
Para finalizar, julgo que o livro é interessante, com algumas cenas marcantes, um pouco confuso mas também é aí que reside o desafio.
Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Algés

Sem comentários:

Enviar um comentário