15 de novembro de 2012

Bruno Margo - Sandokan & Bakunine

Autor: Bruno Margo
Título: Sandokan e Bakunine

BIOGRAFIA

Bruno Margo nasceu em Benguela, Angola, em 1973. Cresceu e viveu em Lisboa, onde estudou Ciências de Comunicação, variante de cinema. Um curso de realização cinematográfica levou-o a Nova Iorque, uma cidade que sempre quis conhecer. De regresso a Portugal, teve as suas primeiras experiências profissionais em rádio, cinema e televisão. Trabalhou como assistente de produção e de realização, guionista e editor. 
A possibilidade de conciliar os seus maiores interesses, cinema e literatura, levaram-no à escrita, primeiro sob a forma de guiões para filmes e, mais tarde, aos romances. Sandokan & Bakunine, o seu livro de estreia, começou assim, como uma sinopse de um filme que gostaria de realizar. O mesmo se passa com o seu segundo romance, que está neste momento a escrever, em Cadrezzate, uma pequena cidade no Norte de Itália onde vive desde 2010.


SINOPSE

Esta é a história de um escritor a quem roubaram um computador portátil e cujo romance incompleto aparece na Internet, desencadeando inesperadas reacções. Mas é também a história contada no próprio romance: a das férias de Artur - um adolescente asmático e apaixonado -, marcadas pelo desaparecimento misterioso de uma rapariga, que ele, com a ajuda de um detective e a companhia de um cão, tentará a todo o custo desvendar. 

E é enfim a história do explorador irlandês B. A. Barrow, mordido por uma mariposa-vampiro na Papua-Nova Guiné, a partir dos seus próprios diários. Porém, como se tudo isto não bastasse, a narrativa traz-nos ainda um pintor que matou o pai pensando que era um demónio, uma mulher que fez uma viagem a preto e branco, um serial killer de feras no zoo de Tóquio e um leque de outras personagens e episódios inesquecíveis, que fazem de Sandokan e Bakunine um dos mais originais romances em língua portuguesa. 
Com reminiscências cinematográficas - tão depressa os adolescentes de Éric Rohmer como a estrutura intricada de filmes como Magnólia ou Mulholland Drive -, o presente romance pode ser lido e relido sem se esgotar, oferecendo sempre novas e surpreendentes perspectivas. Imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário