
Desde
a sua primeira edição em 1987, que este festival tem como objectivo a
apresentação de novos autores. Ao longo das 25 edições que se tornou num local
central para descobrir novos escritores.
Antes
de ter um reconhecimento protagonismo no cenário literário francês, o Festival
desde há 15 anos que também apresenta novos autores europeus – Itália, Espanha,
Alemanha, Reino Unido, Roménia, sendo que a apartir deste ano contará também com a presença de Portugal.Durante os 3 dias do Festival, reúnem-se na vila de Chambéry (França) os autores com os seus leitores em vários encontros, mesas redondas, ateliers de tradução, sessões de autógrafos, etc. Através de diversas actividades, o Festival torna-se uma ponte entre autores e leitores de diferentes países e línguas da europa.
Caso único em França, em que são os leitores que escolhem os autores a convidar em cada edição. A programação do Festival é feita através de uma lista de autores lidos e escolhidos por diversos grupos de leitores em França compostos por mais de 3.000 mil leitores. Anualmente, os leitores podem conhecer os novos autores europeus, oriundos dos países participantes.
A selecção dos autores é feita por grupos de leitores em cada um dos países participantes, que ao longo de um ano leem livros de novos autores. Posteriormente enviam para a organização do Festival uma lista dos que mais gostaram. Nos meses que antecedem o Festival grupos de leitores franceses leem a selecção feita com cada um dos países e elegem o seu autor preferido.
As Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO) são a partir deste ano parceiras do Festival du Premier Roman de Cambéry.
As BMO, através dos seus Grupos de Leitores farão a selecção dos livros de autores portugueses que entre Novembro de 2011 e Outubro de 2012 publicarem o seu primeiro romance.
Desta lista sairá o autor que em 2013 será convidado para representar Portugal na 26ª edição do Festival.
Desta lista sairá o autor que em 2013 será convidado para representar Portugal na 26ª edição do Festival.
Como forma de marcar a entrada de Portugal neste Festival, as Bibliotecas Municipais de Oeiras escolherão um autor para representar Portugal. Mais informações em breve!
Img: FPR