12 de outubro de 2015

Afonso Reis Cabral - "O meu irmão"

Autor: Afonso Reis Cabral
Título: O meu irmão


BIOGRAFIA

Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa em 1990 e cresceu no Porto. É o quinto de seis irmãos. Escreve desde os 9 anos. Em 2005 publicou o livro Condensação, no qual reuniu poemas escritos até aos 15 anos. Publicou textos em diversos periódicos. Em 2008 ficou em 8.º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature, entre mais de 3500 concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas. Foi o único português a concorrer.
É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo recebido o Prémio Mérito e Excelência atribuído ao melhor aluno do curso. Na mesma instituição fez o mestrado em Estudos Portugueses com a dissertação A Orquestra Oculta - Os Estudos da Consciência e a Literatura. Foi bolseiro no Centro de História da Cultura (FCSH-UNL), onde desenvolveu investigação sobre a editora Romano Torres.
Sempre se imaginou a trabalhar na área editorial. Trabalhou como revisor em regime de free-lance e desempenha actualmente as funções de editor.
 
 
 
SINOPSE      

A relação entre dois irmãos, um deles com necessidades especiais, que têm de aprender a viver juntos.
Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão – um professor universitário divorciado e misantropo – surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados – e o maior de todos chama-se Luciana.
Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.

O Meu Irmão, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objectivo e muitas vezes até impiedoso.


Fotos: Wook



5 de outubro de 2015

Pré-seleção portuguesa para o Festival do Primeiro Romance de Chambéry de 2016

Fique a conhecer a lista dos títulos da pré-seleção portuguesa para o Festival do Primeiro Romance de Chambéry de 2016.
Nos próximos meses os grupos de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras vão dedicar as suas sessões à leitura destes títulos. Quem será o autor escolhido?

Autor: Afonso Reis Cabral
Título: O meu irmão









Autor: João Pinto Coelho
Título: Perguntem a Sarah Gross








Autora: Ana Cássia Rebelo
Título: Ana de Amesterdam









Autora: Andréa Zamorano
Título: A casa das rosas






 

Autora: Djaimilia Pereira de Almeida
Título: Esse cabelo